About

Manos e Mina Zeca o Poeta da Casa Verde

Matéria bacana sobre do Documentário Zeca o Poeta da Casa Verde, fico grato pelo respeito e pela divulgação tamo junto família



 Um resgate da poesia do sambista e compositor Zeca da Casa Verde foi feito no documentário de Akins Kintê, produzido pela Borá Produções. ‘Zeca: o poeta da Casa Verde’ revela uma história ainda não contada — a de vida do sambista da década de 1970 que marcou história nas escolas Rosas de Ouro e Morro da Casa Verde com seus enredos.  

O filme é feito com imagens e depoimentos de Tonikinho Batuqueiro, Jair Rodrigues e integrantes da Rosas de Ouro. Segundo Jair Rodrigues, Zeca foi um grande poeta. “A primeira música que eu gravei foi em 1977, chamada ‘Dia de Procissão’”.  
Ele dizia que sua inspiração para compor era espiritual, que acordava de madrugada para escrever música. “Ele dizia que vinha uma inspiração, que acordava de madrugada e alguma coisa cantava, falava, no ouvido dele. Podia ser a hora que for, ele tinha que levantar e escrever”, conta Sônia, a filha do poeta.
O documentário também aborda questões como as manifestações da cultura negra, a marginalização dos sambistas, a origem das escolas de samba e a comercialização do carnaval.


Leave a Reply